TOP 5 – Leituras essenciais para o conhecimento da Literatura Brasileira
5. A Paixão Segundo GH – Clarice Lispector
Uma das mulheres mais importantes na literatura brasileira, sendo ela natural da Ucrânia, escreveu o livro “A Paixão segundo GH” em 1964 marcado com uma estrutura livre, semelhante a um monólogo onde a personagem que assina como G.H narra suas experiências e relata o melhor e o pior da condição humana, cuja toda metáfora gira em torno do esmagamento de uma barata. Filosófico. Profundo. Intrigante. A obra de Lispector questiona a existência do ser.
4. Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade
Pertencente ao período Modernista no Brasil, a obra de Drummond foi lançada em 1940 em um período cujo mundo passava por transformações e recuperava-se da Segunda Guerra Mundial.
A temática política, social e a fragilidade humana são retratadas diante de um país que impõe o Estado Novo com a ditadura de Vargas. Em “Sentimento do Mundo” observamos uma visão de mundo sombria, capaz de sobrepor a esperança da revolução em meio ao caos. O autor toma consciência das mazelas sem deixar de lado seu coração e sua poesia.
3. Dom Casmurro – Machado de Assis
Narrado pela perspectiva de Bentinho, este romance realista reúne relatos da juventude até os dias atuais desde o início do seu relacionamento com Capitu, a menina efêmera dos “olhos de ressaca”.
O livro foi publicado em 1899 trazendo o questionamento e a dúvida de Bentinho se realmente houve traição de Capitu ou não, a genialidade de Machado de Assis faz com que esta obra ainda seja discutida até os dias de hoje.
4. O Cortiço – Aluísio Azevedo
Escrita em 1890, a obra naturalista “o Cortiço” apresenta o cotidiano das pessoas que vivem num cortiço do Rio de janeiro administrada por João Romão, personagem que busca a todo custo sua ascensão social.
A ideia principal pode-se ser sintetizada com a seguinte frase do pensador Karl Marx: “O homem é produto do meio”, isto é, o ser humano é facilmente influenciado pelo espaço em que vive e pelas pessoas que convivem.
5. Iracema – José de Alencar
Considerado uma das principais retratações do período em que os índios eram os principais habitantes do Brasil, a obra “Iracema” retrata o estado do Ceará, terra natal do autor em um romance cuja temática é o relacionamento da jovem índia dos lábios de mel, Iracema, e Martim, um viajante português.
A idealização da mulher em conjunto com o saudosismo presente no Romantismo do século XIX exaltam a beleza da obra.
Pessoal, espero que tenham gostado do TOP 5!!!! Aproveitem para lerem nas férias!